Golpe de calor
Golpe de calor é uma condição grave que pode ocorrer quando uma criança é deixada num veículo quente. É uma das principais causas de mortes relacionadas com veículos não acidentais entre crianças. Quando a temperatura corporal de uma criança sobe rapidamente para níveis perigosos, o golpe de calor pode ocorrer. Isso acontece quando a temperatura central do corpo atinge cerca de 40 graus Celsius e sobrecarrega o sistema termorregulador. Uma temperatura central do corpo de cerca de 41,7 graus Celsius pode ser fatal.
Mesmo pais responsáveis podem acidentalmente deixar o seu filho no banco traseiro de um carro. Outros fatores de risco incluem cuidadores que não estão habituados a conduzir com crianças ou cuja rotina mudou repentinamente.
É importante entender que as crianças são mais vulneráveis ao golpe de calor do que os adultos, quer seja um pai, cuidador ou simplesmente alguém responsável pelo transporte das crianças.
Para prevenir o golpe de calor em crianças, verifique sempre o seu carro antes de o trancar e mantenha as suas chaves fora do alcance. Quase 30% das mortes por golpe de calor ocorrem quando uma criança desacompanhada ganha acesso a um veículo.
Se vir uma criança sozinha num carro, tome medidas imediatamente! Proteger as crianças é responsabilidade de todos.
Lembre-se que nunca é aceitável deixar uma criança sozinha dentro ou perto de um carro por qualquer motivo. Mesmo em dias mais frios, a temperatura interior do seu carro pode subir rapidamente para níveis perigosos. Em apenas 10 minutos, a temperatura interior pode aumentar quase 11 graus Celsius.
O golpe de calor pode acontecer em qualquer época do ano e em qualquer condição climática – não apenas durante o verão ou em climas quentes.