Os avós devem usar cadeiras de carro de alta qualidade para os netos
Quando precisamos de comprar uma cadeira de carro para os avós usarem com os seus netos, podemos pensar que é mais simples e mais barato do que a nossa. Podemos também pensar que pode ser instalada com cintos de segurança em vez de isofix. Baseámo-nos na ideia de que as crianças só viajam ocasionalmente e por curtas distâncias no carro dos avós, por isso não precisam de uma cadeira de carro de alta qualidade como a nossa, onde viajam com mais frequência e por distâncias mais longas… Parece lógico. No entanto, se pararmos para pensar por um momento, rapidamente percebemos que isso não é verdade. Neste post, vamos explicar porque é que os avós devem usar cadeiras de carro de alta qualidade para os seus netos e porque devem evitar instalá-las com cintos de segurança.
Os avós são mais propensos a acidentes de automóvel
A primeira coisa que temos que ter em conta é que os avós são geralmente pessoas que já têm uma certa idade. Estas pessoas, mesmo que tenham uma saúde de ferro, já não têm os sentidos e reflexos tão funcionais como as pessoas mais jovens. A visão também tende a ser menos nítida e precisa. Por isso, são mais propensos a acidentes de estrada. Isto porque não irão agir com tanta prontidão; não terão a máxima velocidade de reação para evitar um impacto em algumas situações; não terão precisão ocular para notar tudo ao seu redor. Assim, em situações em que os mais jovens conseguiriam reagir rapidamente o suficiente para evitar o impacto, os mais velhos podem não ser capazes de o fazer.
Instalar com o cinto de segurança deve ser evitado
Isto porque é muito mais complicado e por vezes incompreensível para uma pessoa idosa. Temos de lembrar que a sua capacidade de compreensão não é mais a mesma e pode nunca aprender como instalar o assento corretamente. Caso seja necessário removê-lo do carro e instalá-lo novamente, podem cometer erros, colocando em risco a vida da criança em caso de acidente. Por esta razão, o sistema isofix, o qual é muito mais simples e rápido, pode ser uma solução mais eficaz e assertiva para uma pessoa mais velha. Com tantas opções de assentos no mercado, é muito fácil conseguir todos os tipos de assentos a valores amigáveis para todas as carteiras, sem ter que abdicar da segurança e praticabilidade apenas por as viagens serem curtas ou esporádicas.
Como escolher uma cadeira com sistema isofix?
Para escolher uma cadeira com sistema isofix para os seus netos, segue alguns critérios básicos:
- Verifica se o teu carro tem pontos de ancoragem isofix no banco traseiro. Se não tiver, tu podes instalar um kit adaptador na oficina autorizada.
- Verifica o tamanho e o peso das crianças. As cadeiras com sistema isofix são classificadas em grupos conforme esses fatores: grupo 0+ (até 13 kg), grupo 1 (9 a 18 kg), grupo 2/3 (15 a 36 kg) ou grupo i-size (altura até 105 cm).
- Verifica a qualidade e a segurança da cadeira. Escolha uma marca reconhecida no mercado e certificada.
- Verifica as instruções de uso da cadeira. Leia o manual do fabricante com atenção e siga as orientações para instalar corretamente a cadeira no carro.
Os avós devem usar assentos de carro de alta qualidade para os seus netos, pois estes oferecem mais proteção em caso de acidentes rodoviários, os quais são prováveis devido às suas limitações relacionadas com a idade. Eles também devem usar o sistema isofix, que é mais fácil e rápido do que os cintos de segurança, que podem ser confusos e propensos a erros para eles. Se precisares de ajuda para escolher cadeiras, visita o nosso simulador de cadeiras auto.