Os Perigos dos Cintos de Segurança
Uma criança ao alcance de um cinto de segurança pode ficar emaranhada se puxar o cinto todo para fora e enrolá-lo em volta da cabeça, pescoço ou cintura. A maioria dos cintos de segurança tem um mecanismo de travagem que é ativado quando o cinto é totalmente estendido. Esta característica é projetada para a instalação de assentos infantis, mas pode representar um perigo se uma criança ficar emaranhada e não conseguir se libertar.
Isso pode acontecer se uma criança não estiver adequadamente contida, como quando é permitido que ela se deite ou adormeça no assento do veículo em vez de ser fixada num assento infantil, ou elevador. Crianças mais velhas que já não estão em cadeirinhas também podem ficar emaranhadas ao brincar com um cinto de segurança não utilizado.
Dicas de Prevenção
•Não deixe as crianças brincar dentro ou ao redor dos carros.
•Garanta sempre que as crianças estejam adequadamente contidas num assento infantil ou elevador apropriado.
•Ensine às crianças que os cintos de segurança não são brinquedos e devem ser usados apenas para sua finalidade pretendida.
•Esteja ciente de que alguns cintos de segurança têm retratores que travam se forem puxados até o fim.
Lembre-se: O emaranhamento do cinto de segurança pode acontecer rapidamente e inesperadamente. Tente o mais possível não deixar os seus filhos sozinhos dentro ou ao redor do veículo por qualquer motivo.