Pense nas malas dos carros
Porque os pais devem estar cientes de todas as situações possíveis, é importante saber que as crianças são naturalmente curiosas e adoram explorar o ambiente ao seu redor. Se deixadas sem supervisão dentro ou perto de um veículo, elas podem começar a brincar nele. Isso pode se tornar fatal se ficarem presas no porta-malas onde as temperaturas podem subir rapidamente e causar insolação ou asfixia.
Os veículos modernos são normalmente equipados para ter um mecanismo de liberação do porta-malas e outro sistema de “luz de presença” dentro do compartimento do porta-malas. Mostre aos seus filhos como usá-lo em caso de emergência. Se o seu carro for mais antigo e não tiver esse recurso, considere adaptá-lo com um mecanismo de liberação do porta-malas.
•Ensine às crianças que os porta-malas dos veículos são apenas para carga.
•Verifique o porta-malas imediatamente se o seu filho estiver desaparecido.
•Trave as portas e os porta-malas dos carros e mantenha as chaves e dispositivos de entrada remota fora do alcance.
Muitos fatores podem contribuir para lesões ou morte por encarceramento no porta-malas. Sempre supervisione o seu filho e nunca o deixe sozinho dentro ou perto de um veículo. Crianças mais novas são mais sensíveis a mudanças de temperatura do que crianças mais velhas e adultos e correm maior risco de insolação. Alta temperatura, humidade e ventilação deficiente criam um ambiente extremamente perigoso num porta-malas de veículo.
O aprisionamento no porta-malas apresenta riscos semelhantes aos do golpe de calor. Mesmo em temperaturas mais amenas, o interior do seu veículo pode aquecer rapidamente até atingir níveis perigosos. Uma temperatura exterior de cerca de 20 graus Celsius pode fazer com que a temperatura interna do seu veículo ultrapasse os 43 graus Celsius. A temperatura interna do seu carro pode aumentar quase 11 graus Celsius nos primeiros 10 minutos.
Esteja atento!