Testes ADAC Primavera 2025: A Análise Detalhada da Criança Segura para Portugal

Análise ACS: Testes ADAC de Cadeiras Auto (Maio 2025)
Nós somos a ACS (Associação Criança Segura). A segurança dos mais novos é a nossa missão primordial. Analisamos continuamente os resultados dos testes independentes, como os conceituados testes da ADAC, para fornecer aos pais portugueses a informação mais clara e fidedigna.
Neste artigo, debruçamo-nos sobre a mais recente ronda de testes de cadeiras auto publicados pela ADAC em maio de 2025. Apresentamos os resultados e, crucialmente, a nossa análise e recomendações, que podem divergir da classificação global da ADAC, especialmente quando se trata de princípios de segurança que defendemos veementemente.
A Importância dos Testes ADAC e a Análise ACS
Os testes da ADAC (Automóvel Club Alemão) são uma referência europeia pela sua metodologia rigorosa. Avaliam segurança em impacto, facilidade de utilização, ergonomia e presença de substâncias nocivas.
Na ACS, complementamos estes resultados com a nossa experiência e conhecimento aprofundado. O nosso foco é sempre a máxima proteção possível. Defendemos:
- Contra-Marcha Prolongada: Idealmente até aos 6-7 anos. É até 5 vezes mais seguro.
- Perigos do Arnês de 5 Pontos Virado para a Frente (FF): Não recomendamos para crianças que já poderiam usar banco elevatório com cinto de 3 pontos. Após a contra-marcha, a transição deve ser para banco elevatório com cinto de 3 pontos do veículo.
- Ceticismo com Escudos Frontais (com ou sem Airbag): Não recomendamos, como detalharemos.
Resultados ADAC Maio 2025: Análise Detalhada ACS
Apresentamos de seguida os modelos testados pela ADAC, com as respetivas classificações e o nosso parecer técnico.
Avionaut Pixel Pro 2.0 C
Tipo: Cadeira “Ovo” (Contra-Marcha) | Altura: 40-86 cm
ADAC Maio 2025 (sem base): Segurança 1.7 (Bom) | Manuseamento 4.1 (Suficiente) | Ergonomia 1.9 (Bom) | Poluentes 1.0 (Muito Bom) | Global ADAC: 3.3 (Satisfatório)
Comentário ACS: A Pixel Pro 2.0 C é uma cadeira de bebé extremamente leve. Em contra-marcha, como todas as cadeiras deste grupo, oferece boa proteção (Segurança “Bom”). A nota global “Satisfatório” da ADAC, quando testada sem base ISOFIX, deve-se principalmente à avaliação do manuseamento. A utilização com a base IQ Orbit melhora este aspeto.
Avionaut Pixel Pro 2.0 C + IQ Orbit
Tipo: Cadeira “Ovo” (Contra-Marcha) com Base ISOFIX | Altura: 40-86 cm
ADAC Maio 2025: Segurança 1.9 (Bom) | Manuseamento 2.3 (Bom) | Ergonomia 1.9 (Bom) | Poluentes 1.0 (Muito Bom) | Global ADAC: 2.1 (Bom)
Comentário ACS: Com a base IQ Orbit, a Pixel Pro 2.0 C melhora significativamente em facilidade de instalação e estabilidade. Uma excelente opção para recém-nascidos, garantindo a correta e segura posição em contra-marcha.
Britax Römer Advansafix Pro
Tipo: Cadeira Evolutiva Virada para a Frente | Altura: 76-150 cm (Arnês até 102cm/21kg, depois cinto do veículo)
ADAC Maio 2025: Segurança 2.6 (Satisfatório) | Manuseamento 2.2 (Bom) | Ergonomia 2.9 (Satisfatório) | Poluentes 1.0 (Muito Bom) | Global ADAC: 2.8 (Satisfatório)
Comentário ACS: ALERTA MÁXIMO! NÃO RECOMENDAMOS. A Advansafix Pro permite a utilização de arnês de 5 pontos virada para a frente até aos 102cm. A ACS NÃO RECOMENDA a utilização do arnês de 5 pontos virado para a frente em nenhuma circunstância para crianças que já tenham capacidade para usar um banco elevatório. As forças exercidas no pescoço e coluna numa colisão frontal são significativamente mais elevadas do que em contra-marcha. A contra-marcha deve ser privilegiada o máximo de tempo possível (idealmente até 6-7 anos). Quando a criança transita para virada para a frente (o mais tarde possível, após os 125cm e nunca antes dos 4 anos, mas o recomendado é até aos 7 anos se possível em contra-marcha), deve usar um banco elevatório com o cinto de 3 pontos do veículo. A classificação “Satisfatório” da ADAC não reflete o risco acrescido do arnês frontal em FF na nossa perspetiva.
Britax Römer Kidfix Pro M
Tipo: Banco Elevatório com Encosto (Virado para a Frente) | Altura: 100-150 cm
ADAC Maio 2025: Segurança 1.9 (Bom) | Manuseamento 2.0 (Bom) | Ergonomia 2.0 (Bom) | Poluentes 2.7 (Satisfatório) | Global ADAC: 2.7 (Satisfatório)
Comentário ACS: Um banco elevatório com encosto que utiliza o cinto de 3 pontos do veículo. Esta é a configuração recomendada para crianças mais velhas (geralmente a partir dos 100-125cm e mínimo 4 anos, mas o recomendado é a contra-marcha até aos 7 anos se possível) quando já não viajam em contra-marcha. A classificação de segurança “Bom” é positiva. A nota global “Satisfatório” da ADAC é influenciada pela nota de poluentes (2.7), que, embora aceitável, não é ideal.
Chicco Seat105 i-Size
Tipo: Cadeira Evolutiva (Contra-Marcha / Virada para a Frente) | Altura: 40-105 cm
ADAC Maio 2025: Segurança 2.9 (Satisfatório) | Manuseamento 2.6 (Satisfatório) | Ergonomia 3.2 (Satisfatório) | Poluentes 2.0 (Bom) | Global ADAC: 3.1 (Satisfatório)
Comentário ACS: RECOMENDADA COM CONDIÇÕES. Esta cadeira permite utilização em contra-marcha e virada para a frente. A ACS recomenda a sua utilização EXCLUSIVAMENTE EM CONTRA-MARCHA até ao limite da cadeira (105cm). Se for utilizada virada para a frente com o arnês de 5 pontos, aplicam-se as mesmas ressalvas que à Britax Römer Advansafix Pro: NÃO RECOMENDAMOS essa configuração. A classificação “Satisfatório” da ADAC pode não ser representativa da segurança em contra-marcha prolongada, que é o modo mais seguro.
Cybex Anoris T2 i-Size (Escudo Frontal com Airbag)
Tipo: Cadeira Virada para a Frente com Escudo Frontal e Airbag | Altura: 76-125 cm
ADAC Maio 2025: Segurança 1.3 (Muito Bom) | Manuseamento 2.6 (Satisfatório) | Ergonomia 1.7 (Bom) | Poluentes 4.1 (Suficiente – presença de PFAS) | Global ADAC: 2.8 (Satisfatório)
Comentário ACS: NÃO RECOMENDADA! Apesar da ADAC atribuir uma classificação de segurança “Muito Bom” em impacto frontal para esta cadeira com escudo e airbag, a ACS mantém uma posição de total desconfiança e não recomendação em relação a cadeiras com escudo frontal, incluindo aquelas com airbag. A nossa posição baseia-se em vários fatores críticos:
- Testes Independentes e Cenários Não Standard: Vídeos de testes independentes, como testes de capotamento (não contemplados nos testes standard da ADAC para esta categoria), demonstram que os escudos frontais podem falhar catastroficamente, resultando na ejeção do boneco de testes. Estes cenários, embora menos frequentes, têm consequências devastadoras.
- Interação do Airbag com a Criança: A ativação de um airbag a milissegundos da face e do corpo de uma criança, especialmente em desenvolvimento, levanta sérias questões biomecânicas que não consideramos totalmente resolvidas ou isentas de risco.
- “Segurança de Marketing”: Consideramos que os escudos frontais, mesmo com tecnologia de airbag, são frequentemente promovidos como uma solução “segura” para os pais que pretendem virar as suas crianças para a frente prematuramente. Isto vai contra o princípio fundamental de que a contra-marcha é até 5 vezes mais segura e deve ser mantida o máximo de tempo possível (idealmente até aos 7 anos).
- Substâncias Nocivas: Neste modelo específico, a ADAC detetou substâncias nocivas (PFAS) que levaram à desvalorização da nota de poluentes (4.1 “Suficiente”) e, consequentemente, da nota global, o que é um ponto negativo adicional grave.
Para a ACS, a verdadeira segurança reside na contra-marcha prolongada. As soluções com escudo frontal representam, a nosso ver, um compromisso desnecessário e potencialmente perigoso.
Cybex Solution G2
Tipo: Banco Elevatório com Encosto (Virado para a Frente) | Altura: 100-150 cm
ADAC Maio 2025: Segurança 1.8 (Bom) | Manuseamento 1.9 (Bom) | Ergonomia 1.9 (Bom) | Poluentes 1.0 (Muito Bom) | Global ADAC: 2.1 (Bom)
Comentário ACS: Um banco elevatório com encosto que obteve boas classificações em todos os parâmetros. Utiliza o cinto de 3 pontos do veículo, sendo uma opção recomendada para crianças mais velhas que já não viajam em contra-marcha.
Graco Turn2Me DLX i-Size R129
Tipo: Cadeira Rotativa Evolutiva (Contra-Marcha / Virada para a Frente) | Altura: 40-105 cm
ADAC Maio 2025: Segurança 2.8 (Satisfatório) | Manuseamento 2.3 (Bom) | Ergonomia 2.3 (Bom) | Poluentes 1.0 (Muito Bom) | Global ADAC: 2.4 (Bom)
Comentário ACS: RECOMENDADA COM CONDIÇÕES. Cadeiras rotativas oferecem conveniência. Esta cadeira deve ser utilizada EXCLUSIVAMENTE EM CONTRA-MARCHA até ao seu limite (105cm). A função de rotação para a frente com arnês de 5 pontos não é recomendada pela ACS pelos motivos já expostos.
Joie i-Trillo FX
Tipo: Banco Elevatório com Encosto (Virado para a Frente) | Altura: 100-150 cm
ADAC Maio 2025: Segurança 2.1 (Bom) | Manuseamento 2.3 (Bom) | Ergonomia 2.3 (Bom) | Poluentes 1.0 (Muito Bom) | Global ADAC: 2.3 (Bom)
Comentário ACS: Boa opção de banco elevatório com encosto, utilizando o cinto de 3 pontos do veículo. As classificações da ADAC são positivas, indicando um bom desempenho geral.
Joie Sprint
Tipo: Cadeira “Ovo” (Contra-Marcha) | Altura: 40-75 cm
ADAC Maio 2025: Segurança 1.8 (Bom) | Manuseamento 1.8 (Bom) | Ergonomia 1.8 (Bom) | Poluentes 2.0 (Bom) | Global ADAC: 1.8 (Bom)
Comentário ACS: Uma cadeira de bebé com bom desempenho global nos testes ADAC. Sendo uma cadeira de grupo 0+, é utilizada exclusivamente em contra-marcha, o que é ótimo para a segurança dos recém-nascidos.
Joie i-Pivot 360
Tipo: Cadeira Rotativa Evolutiva (Contra-Marcha / Virada para a Frente) | Altura: 40-105 cm
ADAC Maio 2025: Segurança 2.8 (Satisfatório) | Manuseamento 2.3 (Bom) | Ergonomia 2.3 (Bom) | Poluentes 1.0 (Muito Bom) | Global ADAC: 2.4 (Bom)
Comentário ACS: RECOMENDADA COM CONDIÇÕES. Semelhante à Graco Turn2Me, esta cadeira rotativa deve ser usada EXCLUSIVAMENTE EM CONTRA-MARCHA até aos 105cm. Não recomendamos a sua utilização virada para a frente com arnês de 5 pontos.
Lionelo Braam i-Size
Tipo: Cadeira Evolutiva (Contra-Marcha / Virada para a Frente) | Altura: 40-150 cm
ADAC Maio 2025: Segurança 3.3 (Satisfatório) | Manuseamento 2.6 (Satisfatório) | Ergonomia 2.6 (Satisfatório) | Poluentes 1.0 (Muito Bom) | Global ADAC: 3.6 (Suficiente)
Comentário ACS: NÃO RECOMENDADA. As classificações da ADAC, especialmente a global “Suficiente” (3.6), são um indicador de alerta. Adicionalmente, se esta cadeira permitir o uso de arnês de 5 pontos virada para a frente, essa configuração é totalmente desaconselhada pela ACS. Dada a abrangência de altura, é crucial usar cada etapa da forma mais segura.
Maxi-Cosi Pearl S + FamilyFix S
Tipo: Cadeira Evolutiva (Contra-Marcha / Virada para a Frente) com Base ISOFIX | Altura: 61-105 cm
ADAC Maio 2025: Segurança 2.4 (Bom) | Manuseamento 2.2 (Bom) | Ergonomia 2.9 (Satisfatório) | Poluentes 1.7 (Bom) | Global ADAC: 2.7 (Satisfatório)
Comentário ACS: RECOMENDADA COM CONDIÇÕES. A ACS recomenda a utilização desta cadeira EXCLUSIVAMENTE EM CONTRA-MARCHA até ao limite de 105cm. A classificação de segurança “Bom” da ADAC é positiva. Evitar a utilização virada para a frente com arnês de 5 pontos.
Maxi-Cosi Pebble S
Tipo: Cadeira “Ovo” (Contra-Marcha) | Altura: 40-83 cm
ADAC Maio 2025 (sem base): Segurança 1.8 (Bom) | Manuseamento 3.3 (Satisfatório) | Ergonomia 2.0 (Bom) | Poluentes 1.5 (Bom) | Global ADAC: 2.7 (Satisfatório)
Comentário ACS: Uma cadeira de bebé segura (Segurança “Bom”). Tal como outras cadeiras “ovo”, a sua utilização é exclusivamente em contra-marcha. A nota global menos positiva da ADAC deve-se, provavelmente, à instalação com cinto (sem base), que pode ser menos prática.
Maxi-Cosi Pebble S + FamilyFix S
Tipo: Cadeira “Ovo” (Contra-Marcha) com Base ISOFIX | Altura: 40-83 cm
ADAC Maio 2025: Segurança 1.7 (Bom) | Manuseamento 1.9 (Bom) | Ergonomia 2.1 (Bom) | Poluentes 1.5 (Bom) | Global ADAC: 1.8 (Bom)
Comentário ACS: Com a base FamilyFix S, a Pebble S alcança uma classificação global “Bom”, refletindo melhor facilidade de uso e estabilidade. Uma excelente opção para recém-nascidos, sempre em contra-marcha.
Nuna Pipa Lite + Base Next
Tipo: Cadeira “Ovo” (Contra-Marcha) com Base ISOFIX | Altura: 40-83 cm
ADAC Maio 2025: Segurança 2.1 (Bom) | Manuseamento 2.0 (Bom) | Ergonomia 1.9 (Bom) | Poluentes 1.0 (Muito Bom) | Global ADAC: 2.0 (Bom)
Comentário ACS: Mais uma boa opção de cadeira “ovo” com base, apresentando bons resultados nos testes ADAC. Leve e segura para os primeiros meses, sempre em contra-marcha.
Osann Flux Isofix
Tipo: Cadeira Evolutiva Virada para a Frente | Altura: 76-150 cm (Arnês até aprox. 100cm, depois cinto do veículo)
ADAC Maio 2025: Segurança 3.2 (Satisfatório) | Manuseamento 2.3 (Bom) | Ergonomia 3.3 (Satisfatório) | Poluentes 1.0 (Muito Bom) | Global ADAC: 3.2 (Satisfatório)
Comentário ACS: ALERTA MÁXIMO! NÃO RECOMENDAMOS. Semelhante à Advansafix Pro, esta cadeira permite o uso de arnês de 5 pontos virada para a frente. A ACS NÃO RECOMENDA esta configuração. A contra-marcha deve ser prolongada ao máximo. Para utilização virada para a frente (o mais tarde possível, nunca antes dos 4 anos, mas o recomendado é a contra-marcha até aos 7 anos se possível), apenas com cinto de 3 pontos do veículo em modo banco elevatório. As classificações “Satisfatório” da ADAC não eliminam os nossos receios quanto ao arnês frontal em FF.
Recaro Axion 1
Tipo: Banco Elevatório com Encosto (Virado para a Frente) | Altura: 100-150 cm
ADAC Maio 2025: Segurança 1.7 (Bom) | Manuseamento 2.1 (Bom) | Ergonomia 2.1 (Bom) | Poluentes 1.0 (Muito Bom) | Global ADAC: 2.1 (Bom)
Comentário ACS: Um banco elevatório com encosto que demonstra bom desempenho nos testes ADAC, sendo uma opção segura e recomendada para crianças mais velhas que utilizam o cinto de 3 pontos do veículo.
Thule Elm + Alfi Base
Tipo: Cadeira Evolutiva (Contra-Marcha / Virada para a Frente) com Base ISOFIX | Altura: 67-105 cm
ADAC Maio 2025: Segurança 3.0 (Satisfatório) | Manuseamento 2.4 (Bom) | Ergonomia 2.3 (Bom) | Poluentes 1.0 (Muito Bom) | Global ADAC: 2.8 (Satisfatório)
Comentário ACS: RECOMENDADA COM CONDIÇÕES. A ACS recomenda a sua utilização EXCLUSIVAMENTE EM CONTRA-MARCHA (RWF) até ao limite da cadeira. A versão Elm RWF (ver abaixo) apresenta melhores resultados de segurança. Se esta permitir virar para a frente com arnês, não recomendamos essa configuração.
Thule Elm RWF + Alfi Base
Tipo: Cadeira Exclusivamente Contra-Marcha com Base ISOFIX | Altura: 67-105 cm
ADAC Maio 2025: Segurança 2.2 (Bom) | Manuseamento 2.2 (Bom) | Ergonomia 2.3 (Bom) | Poluentes 1.0 (Muito Bom) | Global ADAC: 2.2 (Bom)
Comentário ACS: Esta versão, exclusivamente em contra-marcha (RWF), demonstra ser uma opção segura e com bom desempenho nos testes. A contra-marcha prolongada é sempre a nossa principal recomendação, e esta cadeira facilita esse objetivo.
Alertas Cruciais da ACS
Independentemente dos resultados dos testes, reforçamos as nossas mensagens chave:
- ✓ PRIORIDADE MÁXIMA À CONTRA-MARCHA: As crianças devem viajar em contra-marcha (RF) o máximo de tempo possível, idealmente até aos 6-7 anos ou até esgotarem os limites da cadeira RF. É até 5 vezes mais seguro.
- ✗ NÃO AO ARNÊS DE 5 PONTOS VIRADO PARA A FRENTE (FF): Quando uma criança transita para viajar virada para a frente (o mais tarde possível, nunca antes dos 4 anos, mas o recomendado é a contra-marcha até aos 7 anos se possível), deve usar um banco elevatório com encosto (Grupo 2/3) e o cinto de segurança de 3 pontos do veículo.
- ✗ ESCUDOS FRONTAIS (COM OU SEM AIRBAG) – NÃO RECOMENDAMOS: A ACS não recomenda cadeiras com escudo frontal. A segurança destas em cenários complexos, como capotamentos, não está garantida, e a interação do escudo/airbag com a criança levanta preocupações. Não se deixe levar por “segurança de marketing”.
Porque Confiar na Análise da ACS?
A Associação Criança Segura (ACS) é uma organização sem fins lucrativos dedicada à prevenção de acidentes com crianças em Portugal. A nossa análise é independente e baseada em:
- Evidência científica sobre biomecânica de impacto.
- Recomendações de especialistas em segurança rodoviária infantil.
- Princípios de segurança que visam sempre a máxima proteção.
- Um profundo conhecimento do mercado e das tecnologias disponíveis.
O nosso objetivo não é vender cadeiras, mas sim garantir que cada criança viaja da forma mais segura possível.