Testes ADAC Outubro 2025

Análise Crítica ACS: Testes de Cadeiras-Auto ADAC (Outubro 2025)

Na Associação Criança Segura (ACS), a nossa missão é transformar dados complexos em conhecimento que salva vidas. Com a divulgação dos mais recentes testes de cadeiras-auto da ADAC, de Outubro de 2025, apresentamos a nossa análise crítica, que vai além dos números e se foca naquilo que é verdadeiramente importante: a máxima segurança possível para cada criança.

Uma análise independente da Associação Criança Segura (ACS).


A Nossa Filosofia: Para Além da Classificação

Os testes da ADAC (Automóvel Club Alemão) são uma referência europeia pela sua metodologia rigorosa, avaliando segurança, manuseamento, ergonomia e a presença de substâncias nocivas. No entanto, na ACS, interpretamos estes resultados através de uma lente ainda mais exigente, baseada em princípios de segurança inegociáveis:

  • Contra-Marcha Prolongada: É o nosso pilar fundamental. É até 5 vezes mais seguro e deve ser a norma até, pelo menos, aos 4 anos, e idealmente até aos 6-7 anos.
  • NÃO ao Arnês Virado para a Frente (FF): Desaconselhamos veementemente o uso de arnês de 5 pontos virado para a frente. Após a contra-marcha, a transição segura é para um banco elevatório com encosto, usando o cinto de 3 pontos do veículo.
  • NÃO aos Escudos Frontais: Mesmo com airbag, não recomendamos cadeiras com escudo frontal. A sua segurança em cenários complexos, como capotamentos, não está garantida.

Resultados ADAC Outubro 2025: Análise Detalhada ACS

Apresentamos de seguida os modelos testados, com as classificações da ADAC e o nosso parecer técnico. A nossa recomendação baseia-se primordialmente na nota de segurança, que consideramos o fator decisivo.

Chipolino Olympus i-Size

Cadeira Auto Chipolino Olympus i-Size

Tipo: Cadeira Evolutiva Rotativa (40-150 cm) | ADAC Global: 5.5 (INSUFICIENTE)

ADAC Outubro 2025: Segurança 5.5 | Manuseamento 3.8 | Ergonomia 2.0 | Poluentes 4.7

Análise ACS: FALHA CATASTRÓFICA! NÃO COMPRAR EM NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA. Esta cadeira teve uma falha gravíssima no teste de impacto frontal em contra-marcha: a cadeira soltou-se completamente da sua base, projetando o dummy. Risco de ferimentos muito elevado. Para além disso, a nota de poluentes é inadequada (“mangelhaft”). Um produto a evitar a todo o custo.

Reecle 360 (ZA10 i-Size)

Cadeira Auto Reecle 360

Tipo: Cadeira Evolutiva Rotativa (40-150 cm) | ADAC Global: 5.0 (INSUFICIENTE)

ADAC Outubro 2025: Segurança 5.0 | Manuseamento 3.7 | Ergonomia 2.5 | Poluentes 1.0

Análise ACS: FALHA CATASTRÓFICA! NÃO COMPRAR. Tal como o modelo da Chipolino, esta cadeira sofreu uma falha estrutural gravíssima no teste de impacto frontal em contra-marcha, com a cadeira a soltar-se da base. O risco de ferimentos fatais é altíssimo. Apesar de não ter problemas de poluentes, a falha de segurança é inaceitável.

Maxi-Cosi Nomad Plus

Cadeira Auto Maxi-Cosi Nomad Plus

Tipo: Cadeira Dobrável Virada para a Frente (76-105 cm) | ADAC Global: 4.6 (INSUFICIENTE)

ADAC Outubro 2025: Segurança 3.9 | Manuseamento 3.3 | Ergonomia 1.6 | Poluentes 4.6

Análise ACS: NÃO RECOMENDADA. A nota global “Insuficiente” deve-se à presença de substâncias nocivas (poluentes) acima do limite. Além disso, é uma cadeira exclusivamente virada para a frente, uma configuração que a ACS desaconselha para esta faixa etária, devendo-se privilegiar sempre a contra-marcha.

Osann One360 SL Mini

Tipo: Cadeira Rotativa (40-105 cm) | ADAC Global: 3.5 (SATISFATÓRIO)

ADAC Outubro 2025: Segurança 3.6 | Manuseamento 2.8 | Ergonomia 2.8 | Poluentes 1.0

Análise ACS: NÃO RECOMENDADA. A nota de segurança (3.6) é classificada como “Suficiente”, o que para a ACS é um sinal de alerta. Embora permita contra-marcha, existem opções no mercado com classificações de segurança significativamente melhores. A conveniência da rotação não pode compensar uma performance de segurança medíocre.

Renolux Olymp Pro

Cadeira Auto Renolux Olymp Pro

Tipo: Cadeira Evolutiva Virada para a Frente (76-150 cm) | ADAC Global: 3.3 (SATISFATÓRIO)

ADAC Outubro 2025: Segurança 3.4 | Manuseamento 2.5 | Ergonomia 2.7 | Poluentes 1.0

Análise ACS: NÃO RECOMENDADA. Este modelo utiliza um arnês de 5 pontos virado para a frente. A ACS desaconselha veementemente esta configuração. Após a contra-marcha prolongada (idealmente até aos 7 anos), a transição deve ser para um banco elevatório com encosto, usando o cinto de 3 pontos do veículo, que está desenhado para distribuir as forças de forma mais segura no corpo de uma criança mais velha.

Maxi-Cosi Tanza i-Size

Tipo: Banco Elevatório com Encosto (100-150 cm) | ADAC Global: 3.2 (SATISFATÓRIO)

ADAC Outubro 2025: Segurança 3.4 | Manuseamento 2.3 | Ergonomia 2.3 | Poluentes 1.0

Análise ACS: Um banco elevatório com encosto para crianças mais velhas. A sua nota de segurança (3.4) é apenas “Suficiente”, o que o torna uma opção menos recomendada pela ACS, existindo alternativas no mercado com melhor performance de segurança, como os modelos da Britax Römer ou Axkid.

Kinderkraft I-Lite + Endura Safe FX

Cadeira Auto Kinderkraft I-Lite com Base Endura Safe FX

Tipo: Cadeira “Ovo” com Base ISOFIX (40-87 cm) | ADAC Global: 2.9 (SATISFATÓRIO)

ADAC Outubro 2025: Segurança 2.4 | Manuseamento 2.8 | Ergonomia 2.9 | Poluentes 2.0

Análise ACS: Um sistema de ovo com base que apresenta uma nota de segurança “Bom” (2.4). A nota global “Satisfatório” é influenciada por outros fatores. É uma opção válida para recém-nascidos, sempre em contra-marcha.

Avova Sperber X

Cadeira Auto Avova Sperber X

Tipo: Cadeira Rotativa (40-105 cm) | ADAC Global: 2.8 (SATISFATÓRIO)

ADAC Outubro 2025: Segurança 2.8 | Manuseamento 2.5 | Ergonomia 2.5 | Poluentes 1.0

Análise ACS: Uma cadeira rotativa com uma nota de segurança “Satisfatório” (2.8). Embora ofereça a conveniência da rotação, a ACS recomenda, com condições, o seu uso **EXCLUSIVAMENTE EM CONTRA-MARCHA**. A sua performance de segurança não se destaca entre as melhores do mercado.

Nuna Arra Flex + BaseCurv

Cadeira Auto Nuna Arra Flex com BaseCurv

Tipo: Cadeira “Ovo” Reclinável com Base ISOFIX (40-87 cm) | ADAC Global: 2.7 (SATISFATÓRIO)

ADAC Outubro 2025: Segurança 3.0 | Manuseamento 2.1 | Ergonomia 2.3 | Poluentes 1.0

Análise ACS: ALERTA. A nota de segurança “Satisfatório” (3.0) para esta combinação é uma surpresa negativa e um sinal de alerta. Embora a Arra Flex seja um ovo reclinável de alta qualidade, esta combinação específica com a base BaseCurv não obteve a melhor performance em segurança. Recomenda-se a sua utilização sem base (onde obteve melhor resultado de segurança, ver abaixo) ou com a base Base Next.

Kinderkraft I-Lite

Cadeira Auto Kinderkraft I-Lite

Tipo: Cadeira “Ovo” (40-87 cm) | ADAC Global: 2.7 (SATISFATÓRIO)

ADAC Outubro 2025 (sem base): Segurança 2.0 | Manuseamento 3.1 | Ergonomia 1.9 | Poluentes 1.0

Análise ACS: Boa nota de segurança (2.0 – “Bom”) quando avaliada isoladamente. A nota global é penalizada pelo manuseamento, típico de instalações com cinto. Uma opção segura e económica para recém-nascidos, sempre em contra-marcha.

Nuna Arra Flex

Cadeira Auto Nuna Arra Flex

Tipo: Cadeira “Ovo” Reclinável (40-87 cm) | ADAC Global: 2.6 (BOM)

ADAC Outubro 2025 (sem base): Segurança 2.2 | Manuseamento 2.9 | Ergonomia 2.2 | Poluentes 1.0

Análise ACS: Confirma a análise anterior. Sem a base BaseCurv, a Nuna Arra Flex instalada com o cinto do carro obtém uma boa nota de segurança (2.2), tornando-se uma excelente opção, especialmente para quem não tem ISOFIX. A sua capacidade de reclinação é uma mais-valia no conforto.

Avionaut MaxSpace Smart

Tipo: Banco Elevatório com Encosto (100-150 cm) | ADAC Global: 2.6 (BOM)

ADAC Outubro 2025: Segurança 3.0 | Manuseamento 1.8 | Ergonomia 2.2 | Poluentes 1.0

Análise ACS: Embora a nota global seja “Bom”, a nota de segurança é apenas “Satisfatório” (3.0). Para a ACS, a segurança é o critério primordial. Existem alternativas no mercado com melhor performance de segurança para esta categoria de banco elevatório.

Besafe Beyond + Base Beyond

Cadeira Auto Besafe Beyond com Base

Tipo: Cadeira Rotativa Contra-Marcha (61-125 cm) | ADAC Global: 2.4 (BOM)

ADAC Outubro 2025: Segurança 2.0 | Manuseamento 2.7 | Ergonomia 3.0 | Poluentes 1.0

Análise ACS: Uma excelente opção. Combina uma boa nota de segurança (2.0 – “Bom”) com a conveniência da rotação e a segurança da contra-marcha prolongada até aos 125 cm. Recomendada pela ACS.

Joie i-Level Pro + i-Base Encore

Cadeira Auto Joie i-Level Pro com Base Encore

Tipo: Cadeira “Ovo” Reclinável com Base ISOFIX (40-87 cm) | ADAC Global: 2.3 (BOM)

ADAC Outubro 2025: Segurança 2.6 | Manuseamento 1.9 | Ergonomia 2.2 | Poluentes 1.0

Análise ACS: Uma boa opção global. Embora a nota de segurança seja “Satisfatório” (2.6), a combinação de conveniência (reclinação, rotação com a base Encore) e ausência de poluentes torna-a uma escolha muito popular e aceitável para recém-nascidos, sempre em contra-marcha.

Joie i-Level Pro

Tipo: Cadeira “Ovo” Reclinável (40-87 cm) | ADAC Global: 2.3 (BOM)

ADAC Outubro 2025 (sem base): Segurança 2.3 | Manuseamento 2.4 | Ergonomia 2.2 | Poluentes 1.0

Análise ACS: Uma opção segura e recomendada, com boas notas em todas as categorias. A sua performance de segurança é sólida (“Bom”) e a capacidade de reclinação, mesmo quando instalada com cinto, é uma mais-valia para o conforto e saúde do bebé.

Axkid Up

Cadeira Auto Axkid Up

Tipo: Banco Elevatório com Encosto (100-150 cm) | ADAC Global: 2.0 (BOM)

ADAC Outubro 2025: Segurança 1.9 | Manuseamento 2.2 | Ergonomia 1.8 | Poluentes 1.0

Análise ACS: Uma excelente escolha para a fase de banco elevatório. Com uma nota de segurança “Bom” (1.9) e uma pontuação global muito positiva, é uma das opções mais recomendadas pela ACS para crianças mais velhas, quando a contra-marcha já não é possível. A sua tecnologia de ajuste independente de altura e assento é uma mais-valia.

Britax Römer Kidfix Pro

Cadeira Auto Britax Römer Kidfix Pro

Tipo: Banco Elevatório com Encosto (100-150 cm) | ADAC Global: 1.8 (MUITO BOM)

ADAC Outubro 2025: Segurança 1.7 | Manuseamento 1.8 | Ergonomia 2.0 | Poluentes 1.0

Análise ACS: Excelente resultado. Com uma nota de segurança “Bom” (1.7) e uma pontuação global muito forte (“Muito Bom”), a Kidfix Pro posiciona-se como uma das melhores e mais seguras opções no mercado para a fase de banco elevatório. Altamente recomendada pela ACS.


Alertas Cruciais da ACS

Independentemente dos resultados dos testes, reforçamos as mensagens chave:

  • PRIORIDADE MÁXIMA À CONTRA-MARCHA: As crianças devem viajar em contra-marcha (RF) o máximo de tempo possível, idealmente até aos 6-7 anos. É até 5 vezes mais seguro.
  • NÃO AO ARNÊS DE 5 PONTOS VIRADO PARA A FRENTE (FF): Quando uma criança transita para viajar virada para a frente (o mais tarde possível, nunca antes dos 4 anos), deve usar um banco elevatório com encosto e o cinto de segurança de 3 pontos do veículo.
  • ESCUDOS FRONTAIS – NÃO RECOMENDAMOS: A ACS não recomenda cadeiras com escudo frontal, mesmo que tenham airbag. A segurança destas em cenários complexos, como capotamentos, não está garantida.

Escolha Informada, Criança Protegida

Os testes da ADAC são uma ferramenta fundamental. Na ACS, o nosso objetivo é ajudá-lo a interpretar esta informação de forma crítica para que possa tomar a decisão mais segura para a sua família.

Similar Posts